sexta-feira, 20 de abril de 2012

Poseidon (Mitologia Grega)

 Poseidon era um dos filhos de Cronos e de Réia, como Hera , Hades , Deméter e Héstia , ele foi engolido por seu pai, Poseidon foi o último filho a ser engolido, Quando ele foi libertado graças a Zeus, ele participou da guerra Titanomaquia junto com seus irmão também livres, como já disse (Na história de Zeus e de Hades) , Gaia Aconselhou Zeus a libertar os Hecatônquiros para derrotar os deuses Olímpicos, mas esse plano não deu certo, eles voltaram para o Tártaro, então Zeus decidiu dividir o universo, Poseidon ficou com os Oceanos.Ele
é muito conhecido também por seu tridente (parecido com um garfo gigante), esse tridente foi fabricado pelos telquines (demônios do mar).

                     Poseidon e seu tridente--->

Égide (Mitologia Grega)


 Égide é um escudo feito por Zeus quando a sua cabra morreu,ele usou a pele dela para fazer o escudo,depois que ele teve Atena como filha, ele deu o escudo a ela, então Atena recobriu o escudo com a pele da medusa, morta por Perseu, ele deu a pele a ela porque ele estava apaixonado por ela.



<---- Égide













                            Zeus com a Égide -->                                                                                                   

Hades (Mitologia Grega)

 Hades era um dos filhos de Cronos e de Réia, ele tinha de irmãos o Poseidon , Zeus , Héstia, Deméter e Hera. Como os seus irmãos, Hades foi devorado por seu pai, Cronos , ele foi o 5º filho a ser devorado. Como na história de Zeus, ele deu uma  bebida para Cronos, essa bebida fez ele vomitar os seus irmãos, um deles Hades. Depois de sua liberdade, deu início a guerra Titanomaquia, que era uma guerra entre Hades e seus irmãos contra os deuses olímpicos.Foi aí que Gaia aconselhou Zeus á libertar os Hecatônquiros, mas esse plano faliu. Então Zeus decidiu dividir o Universo, ele ficou com a terra e o céu,Poseidon com os Oceanos  e Hades com a terra dos mortos, o submundo (também conhecido como Tártaro).                                         

Hades com sua armadura:                

Zeus (Mitologia Grega)

Muitas pessoas já ouviram o nome "Zeus" e pensaram que era "Deus",mas na verdade Zeus é um deus mitológico grego.
 À muito tempo atrás quem governava a Terra era um ser chamado Urano (o céu) até que perdeu o trono graças ao Cronos,filho do próprio Urano.Então,Urano profetizou que Cronos perderá o trono também,por alguns de seus filhos.Cronos tinha uma esposa chamada Réia. E sempre quando um bebê nascia o Cronos os devoravam,assim aconteceu com Poseidon, Hera, Hades, Héstia e Demeter.Quando nasceu o sexto filho, Réia queria salvá-lo com a ajuda de Gaia (a Terra) que não gostava de Cronos porque ele prendeu os Hecatônquiros no Tártaro (o Submundo),esse gigantes tinham cem braços e cinquenta cabeças.
 Gaia leva Réia até o Monte Ida, em Creta onde ela dá a luz a Zeus (tesouro que reluz),com cuidado pela Gaia  e as Ninfas da floresta. Zeus cresceu sendo alimentado pela cabra Amalteia.Quando ela morreu Zeus usou a pele dela para fazer um escudo chamado Égide. Réia pega uma pedra,enrola ela com pano e finge que está grávida, na hora do parto, Cronos engole a pedra achando que é o sexto filho.
 Quando Zeus vira adulto,ele se finge de viajante e dá uma bebida a Cronos,fazendo-o vomitar todos os filhos dele, só que eles já estavam adultos. Depois de ele libertar os seus irmão, Zeus iniciou a guerra Titanomaquia. A guerra durou 100 anos até que Gaia aconselhou Zeus a libertar os Hecatônquiros , e assim se foi , ele libertou os titãs, mas eles foram novamente presos no Tártaro graças aos deuses olímpicos. Então Zeus partilhou o universo, ele ficou com o céu e a terra, Poseidon com os Oceanos e Hades com o submundo (conhecido também como Tártaro).

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O Minotauro (Mitologia Grega)

Acho que você já ouviu falar do Minotauro,que ele é metade homem metade touro e que vivia num labirinto,mas agora eu vou contar a história completa dele.
 Minos,que era um rei de Creta (uma ilha próxima a Grécia),queria um presente de Poseidon (Deus do mar na mitologia Grega),um touro branco,pois ele tinha disputado entre seus irmãos quem seria o rei dessa ilha,então Poseidon aceitou e lhe enviou o tal touro para ele.Depois de Minos pedir o touro a Poseidon,        
ele queria sacrificá-lo em honra a ele, mas ele achou o touro bonito demais e decidiu deixá-lo em paz.Porém,a deusa do amor (Afrodite) decidiu fazer a mulher de Minos se apaixonar pelo touro branco(porque ele não sacrificou o touro e decidiu punir ele por sua ignorância aos deuses).Então assim se foi,ela se apaixonou pelo touro,se vestiu com uma fantasia de vaca (construída por Dédalo com peças de madeira) e ela teve um filho que é justamente a mistura dos dois,o Minotauro.Quando o Minotauro cresceu ele não se alimentava de comidas de humanos,ele se alimentava dos próprios humanos,então Minos consultou o Oráculo e pediu a Dédalo que fizesse um labirinto onde o Minotauro moraria,esse labirinto ficava em Cnossos  
(um lugar perto do palácio de Minos). A cada 9 anos o rei Minos ordenava que mandassem 7 jovens rapazes e 7 jovens donzelas atenienses ao labirinto para serem devorados pelo Minotauro.
 Zeus então,não satisfeito com essa história,mandou o  filho do rei Egeu (rei de Atenas),chamado Teseu, matar aquele touro meio homem e mandá-lo a Hades (o Deus do Submundo).Então Teseu disse a seu pai que o navio que o mandasse para a ilha,voltasse com velas brancas se tivesse vitorioso,e velas negras se tivesse morrido.
  Quando Teseu chegou a ilha,Ariadne (filha de Minos) se apaixonou por ele e ajudou-o a se deslocar pelo labirinto com um novela de lã que marcará o caminho de volta.Só há um caminho pelo labirinto para chegar ao centro,onde fica o Minotauro.Então quando conseguiu matar o minotauro com a espada de seu pai,ordenou todos os atenienses a saírem dali com ele. Mas quando ele entrou no navio para voltar a sua casa,ele esqueceu de erguer as velas brancas,então quando seu pai viu o navio com as velas negras se suicidou e se jogou no mar cujo se dá o nome graças ao suicídio cometido (o Mar Egeu).

<---- Essa é a localização do Mar Egeu.